VOLTAR

Funai quer saber quantidade de índios em áreas urbanas

Brasil Norte-Boa Vista-RR
11 de Jan de 2005

Outro Censo direcionado aos povos indígenas será realizado em Boa Vista. Segundo Teixeira, o objetivo da ação é descobrir de fato quantos são os índios que migraram de suas aldeias para a cidade em busca de uma vida melhor. A intenção é que aconteça até julho deste ano.
Conforme ele, esse estudo será mais difícil, uma vez que é complicado localizar o indígena na cidade. "Muitas das vezes eles [índios] têm vergonha de dizer que são índios", afirmou Teixeira, ao ressaltar que mesmo que esses indígenas estejam na cidade, a Funai se preocupa com eles e quer oferecer melhores condições de vida. Esse estudo irá envolver instituições como a Universidade Federal de Roraima (UFRR), Organizações Não-Governamentais (ONG´s) e Governo do Estado. O valor investido será de R$ 25 mil. A Funai estima que são 15 mil os índios que vivem em Boa Vista. (L.F.)
Em números
Etnia

Quantidade
Macuxi

15 mil
Taurepang

200
Ingaricó

1.000
Patamona

50
Yekuana

180
Wai-Wai

1.366
Waimiri-Atroari

611
Obs.: Os Waimiri-Atroari apesar de terem pequena representatividade no território roraimense, são de responsabilidade da Funai do Amazonas.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.