VOLTAR

Funai quer que o índio adquira capacidade civil e responda por seus crimes

Jornal do Brasil (Rio de Janeiro - RJ)
17 de Ago de 1972

Em exposição, o advogado da Funai tratou dos "Aspectos jurídicos do índio e sua integração", enfatizando principalmente o problema da posse permanente das terras que habita e do usufruto exclusivo dos recursos naturais nelas presentes. Além disso, tratou da questão da integração dos indígenas na sociedade nacional, afirmando que é possível progredir sem a eliminação desses povos. Outra questão por ele levantada se refere à eliminação da tutela, em caso da Funai verificar a integração completa do indígena, que seria "emancipado".
A notícia também traz informações sobre a conferência do psiquiatra paulista Sílvio Grieco, intitulada "A importância da organização comunitária dos índios do Alto Xingu como fator de saúde mental", apresentada no XIII Congresso Médico Fluminense.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.