VOLTAR

Funai promete fazer estudos em área indígena no MS

Radioagência NP - www.radioagencianp.com.br
Autor: Gisele Barbieri
19 de Jun de 2008

Depois do conflito envolvendo índios Terena e a Polícia Militar (PM) do Mato Grosso do Sul, a Fundação Nacional do Índio (Funai) vai enviar uma equipe de técnicos para a área da reserva indígena localizada no estado. O objetivo é identificar se 55 hectares de terras da reserva foram realmente invadidos pelo fazendeiro Nilton Miranda. Os índios afirmam que possuem 160 hectares da reserva e alegam que utilizam apenas 105. O restante, segundo eles, está nas mãos do fazendeiro.

A equipe de técnicos vai fazer um levantamento antropológico da área. Se for constado que a área pertence aos índios, ela será desapropriada. Na última semana os índios ocuparam as terras que foram invadidas, mas no início desta semana, o fazendeiro conseguiu a reintegração de posse. Na hora da desocupação a polícia agrediu mulheres e crianças. O fato criou um clima de revolta entre os mais de 700 indígenas que vivem no local - conhecido como aldeia Passarinho.

Os índios afirmam que a invasão da reserva por parte do fazendeiro causa temor entre os Terenas. Eles denunciam que por diversas vezes foram ameaçados por pistoleiros contratados pelo proprietário. A Polícia do MS abriu sindicância para investigar os fatos sobre o confronto ocorrido entre índios e a PM.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.