VOLTAR

Funai projeta casas para a Estiva

Correio do Povo - http://www.correiodopovo.com.br
25 de Jun de 2010

A Fundação Nacional do Índio (Funai) deve iniciar na segunda-feira um diálogo com a comunidade da Aldeia Guarani da Estiva, de Viamão, para que sejam construídas 30 casas. A medida cumpre decisão da Justiça Federal, que determinou à Funai a construção das residências a pedido do MPF. A aldeia tem 143 pessoas que vivem em apenas 15 casas de madeira bruta, apresentando frestas, buracos e tábuas podres. Um técnico da Funai irá conversar com os índios.

Conforme a Justiça, os índios deverão indicar a localização, o tamanho e outras características que as novas casas deverão apresentar. Segundo o MPF, a comunidade indígena espera pela obra desde 2004.

O procurador da República Juliano Karam, autor da ação, disse que a situação no local é grave. "O estado das casas coloca em risco a vida e a saúde dos indígenas, especialmente no inverno. Além disso, há falta de regularização." Conforme a decisão judicial, as casas deverão estar prontas em seis meses. O coordenador técnico local da Funai, João Maurício Farias, informou que a medida será cumprida no prazo. "A expectativa é ter o projeto definido já no terceiro mês", explicou.

http://www.correiodopovo.com.br/Impresso/?Ano=115&Numero=268&Caderno=0&…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.