VOLTAR

Funai planeja ação contra invasores do território Yanomami

Funai-Brasília-DF
30 de Nov de 2005

A Fundação Nacional do Índio, em parceria com o Ibama e a Polícia Federal, prepara-se para a execução da segunda parte do plano de ação de retirada dos invasores da Terra Indígena Yanomani, em Roraima.

Além de um levantamento recente de quantos garimpeiros, posseiros e pescadores atuam ilegalmente dentro da terra indígena, a Funai contará, pela primeira vez, com um banco de dados contendo a identidade dos invasores.

Desde 1987, cinco ações como essa já foram realizadas. "Desta vez o diferencial é o nosso banco de dados, que vai permitir maior eficiência na operação", afirma o administrador executivo da Funai em Boa Vista, Gonçalo Teixeira.

De acordo com ele, na segunda operação realizada foram retirados mais de 20 mil invasores. "Em alguns períodos, conseguimos reduzir o número de invasores para menos de 50, mas, com a falta de uma fiscalização contínua, esse número aumentou. Ano passado eram 120, agora já são 600".

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.