VOLTAR

Funai participa de reunião na Câmara sobre os preparativos para a COP 28 e a COP 30

Funai - https://www.gov.br
17 de Out de 2023

Publicado em 17/10/2023 17h51 Atualizado em 17/10/2023 17h53

A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) marcou presença nesta terça-feira (17) em uma reunião da Comissão da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais da Câmara dos Deputados, em Brasília, sobre a Conferência das Nações Unidas Sobre as Mudanças Climáticas (COP 28). O evento ocorre em Dubai, nos Emirados Árabes, de 30 de novembro a 12 de dezembro. A reunião abordou ainda os preparativos para a COP 30, que será realizada em Belém (PA) em 2025.

Participaram parlamentares e representantes do Poder Executivo, entre eles, a presidenta da Funai, Joenia Wapichana, e o secretário especial de Saúde Indígena, Weibe Tapeba. Na ocasião, Joenia destacou a importância de dar visibilidade às demandas dos povos indígenas nos eventos.

"Todos estão lutando por protagonismo. Os povos indígenas também. É importante mostrar que existe outra visão sobre energia, que nós temos proposições, além da demarcação, que é estratégica para o enfrentamento da crise climática", afirmou. A presidenta defendeu ainda a ampliação dos debates acerca da COP 30 junto à sociedade.

Sobre a crise climática, Joenia destacou que a situação coloca os povos indígenas em situação de vulnerabilidade. Ela mencionou os efeitos do El Niño em Santa Catarina e a situação da seca no Amazonas. "São questões bastante reais e precisamos saber o que vamos fazer para solucioná-las. O Brasil tem tudo para dar uma lição ao mundo", ressaltou, ao comentar as perspectivas para a COP 30.

A presidenta da Funai também pediu atenção dos parlamentares às discussões sobre o orçamento do órgão indigenista para o próximo ano.

Assessoria de Comunicação / Funai

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2023/funai-participa-d…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.