VOLTAR

Funai participa de missão para proteção da fronteira Brasil-Peru

Site da Funai
Autor: (Vanessa Silva)
01 de Nov de 2002

A partir de 4 de novembro, a Funai participa da primeira missão de fiscalização do Grupo Brasil-Peru de Cooperação Ambiental Fronteiriça. A missão objetiva proteger índios isolados e coibir ações ilícitas na fronteira entre esses dois países. O Grupo, criado em fevereiro de 2001, surgiu da demanda dos índios Ashaninka (AC), que buscaram por meio dos órgãos federais providências para o combate ao roubo de madeiras, tráfico de drogas e tráfico de animais. A missão, que termina dia 11 de novembro, passará pelos Vales do Juruá, no município de Cruzeiro do Sul (AC), e também pelo Vale do Javari, próximo ao município de Tabatinga (AM).

Os chefes dos Postos Indígenas da Funai, no Acre, Armando Soares Filho, do município de Assis Brasil, e Fernando Rosa da Silva, de Cruzeiro do Sul, participam da ação conjunta. Além da Funai, a missão envolve o Itamaraty, Ministério da Defesa, Ministério do Meio Ambiente, Ibama, Polícia Federal, governos do Acre e Amazonas, e pelo Peru a Polícia Nacional e o Instituto Nacional de Recursos Naturales (INRANE).

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.