VOLTAR

Funai participa de Conselho para Assuntos Indígenas de Goiás

O Popular-Goiânia-GO
27 de Set de 2002

Dois representantes, um da Funai e outro das comunidades indígenas, estão compondo o Conselho Estadual para Assuntos Indígenas (Ceai), da Agência Goiana de Cultura Pedro Ludovico Teixeira (Agepel). O objetivo é atender os índios domiciliados no Estado, na busca de seus direitos previstos na Constituição de 1988. Em Goiás há cinco terras indígenas: Avá-Canoeiro, Carretão I e II e Karajá de Aruanã I e II, onde habitam índios das etnias Avá Canoeiro, Tapuia e Karajá.

Além do representante da Funai e das comunidades indígenas, o Ceai, órgão consultivo de caráter permanente, é composto de outros sete membros indicados pela Agepel, Ministério Público Federal, Procuradoria Regional da República, Secretaria de Estado de Educação, Universidade Federal de Goiás (UFG) e Universidade Católica de Goiás (UCG). Os membros do Conselho tomaram posse na semana passada e vão se reunir semanalmente. Há 500 anos as comunidades indígenas chegavam a 6 milhões e, hoje, esse número está reduzido a pouco mais de 100 mil em todo o País. Em Goiás, segundo dados da Funai, vivem 180 índios Tapuia, na região de Rubiataba, 140 Karajás, em Aruanã, e 6 Avá-Canoeiro, em Minaçu.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.