VOLTAR

Funai participa de ação para promover o acesso de indígenas do Amazonas a documentação civil básica

Funai - https://www.gov.br
03 de Nov de 2023

Publicado em 03/11/2023 14h43 Atualizado em 03/11/2023 14h47

Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) participou de 16 a 27 de outubro de uma ação voltada a ampliar o acesso dos indígenas do Amazonas à documentação civil básica. A iniciativa ocorreu na Terra Indígena Kulina do Médio Juruá, no município de Ipixuna, por solicitação da própria comunidade.

Na ocasião, foram ofertados registros de nascimento, cadastro e atualização de benefícios sociais, como o Bolsa Famíli, solicitação de auxílio-maternidade e atendimentos de saúde. O mutirão resultou no atendimento de cerca de 600 indígenas da etnia Kulina Madija. Foram beneficiados os moradores das aldeias Jari, Piau, Hidodo, Igarapé Grande, Penedo, Poeira, Valparaiso, Quatro Bocas, Mucuripe, Tucandeira, Pirarucu, Salina e Bem-Tivi.

A Funai promoveu toda a articulação para que a ação ocoresse, além de fornecer apoio aos trabalhos, por meio da Coordenação Técnica Local (CTL) de Eirunepé. A iniciativa também contou com o suporte da prefeitura de Ipixuna, do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do departamento responsável pelo Cadastro Único e do Cartório de Ipixuna. Outra iniciativa nos mesmos moldes deve ser realizada em 2024.

Assessoria de Comunicação / Funai

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2023/funai-participa-d…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.