VOLTAR

Funai marca presença nos "10 anos sem Xicão"

Funai - http://www.funai.gov.br/
26 de Mai de 2008

No último dia 20, na Aldeia Pedra D'Água, da etnia Xucuru, município de Pesqueira, foi realizada a missa em homenagem aos 10 anos sem o cacique Xicão, assassinado barbaramente em 1998, por lutar contra os posseiros da terra indígena Xucuru. Xicão liderava a resistência do povo Xucuru, lutando pelo reconhecimento e demarcação da terra tradicional indígena. Seu trabalho teve como resultado o resgate do respeito às suas reinvidicações, a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento de excelentes projetos na área de educação e saúde.

Após a missa, mais de 2.000 pessoas, índios Xucuru e de outras etnias, organizações governamentais e não governamentais e movimentos sociais, desceram em caminhada para a cidade de Pesqueira, no bairro Xucurus, local do assassinato, onde foi montado um palanque para homenagens e posse do Conselho Estadual de Educação Indígena, no qual a Funai tem assento como titular a servidora Inalda Barbosa e suplente a servidora Estela Parnes.

Na ocasião prestaram solidariedade ao povo Xucuru o governador de Pernambuco Eduardo Campos, o secretario de Educação Danilo Cabral, a Administradora Regional da Funai em Recife Estela Parnes, o bispo de Pesqueira, representantes do Conselho Indígena Missionário (CIMI), a Comissão de Professores Indígenas de Pernambuco (COPIPE), a Articulação dos Povos Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (APOINME), o Deputado Estadual Isaltino, o Deputado Federal Fernando Ferro, entre outros.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.