VOLTAR

Funai já trocou comando de 20 coordenadorias regionais; maioria dos nomeados é militar

G1 - https://g1.globo.com
Autor: Matheus Leitão
04 de Fev de 2020

A Fundação Nacional do Índio (Funai) trocou outros três coordenadores regionais do órgão, somando 20 mudanças entre as 39 coordenadorias do país em apenas seis meses. As trocas de comando atingem pouco mais de 50% das unidades.

Essas trocas têm sido feitas sistematicamente desde o fim do ano passado. Nesta terça-feira (4), ocorreram trocas nas regiões de Ribeirão Cascalheira, Campo Grande, Baixo São Francisco. Assumiram Jussielson Gonçalves Silva, José Magalhães Filho e Nailton Alves da Gama, todos militares da ativa ou da reserva.

Historicamente, os cargos sempre foram livres de ingerência política. Até por isso, o novo modelo de troca tem gerado críticas e protestos de indígenas de diversas regiões. Antes, as trocas eram dialogadas com os indígenas, representações e servidores.

Coordenadores regionais cuidam de necessidades administrativas, como processo de compras de veículos, combustível, troca de pneus dos carros do órgão, até as demandas cotidianas dos indígenas da região, como intermediar o acompanhamento da saúde da população local e organizar relações dos povos recém contatados.

As mudanças visam dar uma nova face à gestão da Funai, distante das anteriores que sempre mantiveram a tradição de uma política técnica de tratamento das questões indígenas.

Procurada, a Funai confirmou que a atual gestão foi responsável pela nomeação de, aproximadamente, 20 coordenadores regionais até hoje. "Em alguns casos, houve a nomeação sem exoneração, tendo em vista que em muitas coordenações não havia oficialmente um gestor máximo, apenas pessoas designadas para substituir o cargo".

https://g1.globo.com/politica/blog/matheus-leitao/post/2020/02/04/funai…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.