VOLTAR

Funai indeniza posseiros de terra indígena no Rio Grande do Sul

Site da Funai
09 de Ago de 2001

A Funai liberou, para a sua Administração em Passo Fundo, RS, a quantia de R$ 740 mil reais, que serão usados no pagamento de indenizações de benfeitorias para 38 ocupantes não-índios da Terra Indígena Serrinha, situada no município de Engenho Grande. Os posseiros começaram a receber hoje, dia nove, e terão, a partir do recebimento das indenizações, trinta dias para desocuparem a terra indígena, conforme o acordo firmado entre a Funai, lideranças indígenas, comissão de agricultores, Sindicato de Trabalhadores Rurais e Procuradoria da República do Estado do Rio Grande do Sul.

Esta foi a segunda etapa de indenização. Durante a primeira foram indenizados cerca de 150 ocupantes, que já deixaram a área. Ainda durante este mês de agosto, está prevista a indenização de 16 famílias. A quarta etapa de levantamento fundiário também está prevista para começar nos próximos dias. O Presidente da Funai, Glenio da Costa Alvarez já constituiu um Grupo de Trabalho para fazer a análise das benfeitorias de, aproximadamente, 300 ocupantes não-índios, para futura indenização. A grande quantidade de posseiros no interior daquela terra indígena não permite que a Funai promova as indenizações de uma única vez, por isso elas estão sendo efetuadas por etapas, até que a área seja totalmente desocupada.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.