VOLTAR

Funai forma primeira brigada indígena voluntária de prevenção e combate a incêndios

Funai - http://www.funai.gov.br/
13 de Out de 2011

A Fundação Nacional do Índio (Funai) vem intensificando o trabalho de prevenção, monitoramento e combate a incêndios em Terras Indígenas (TIs). Para isso, tem investido na capacitação de servidores que possam se tornar multiplicadores desse conhecimento.

Como produto dessas capacitações, servidores da Funai formaram a primeira brigada indígena voluntária na Terra Indígena Kraolândia/TO. O curso foi realizado entre os dias 26 e 30/09. Esse é um projeto piloto que será acompanhado pela CR de Palmas.

Paralelo às capacitações, a CGMT, em articulação com instituições parceiras, tem promovido o combate a incêndios em diversas TIs do Brasil, minimizando o impacto destes eventos na qualidade de vida e na segurança das comunidades indígenas.

Para 2012, a expectativa é de aumentar o número de brigadas indígenas voluntárias formadas, promover mais ações de prevenção e manter a capacitação de indígenas e servidores.

Investimento na prevenção

Desde 2010, a Coordenação Geral de Monitoramento Territorial (CGMT), da Diretoria de Proteção Territorial da Funai, acompanha as reuniões do Centro Integrado Multiagências (Ciman) no intuito de se manter informada e articular ações com as instituições que promovem o combate a incêndios, como o Corpo de Bombeiros Militar (CBM), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Em 2011, a Funai investiu na capacitação de servidores através da participação deles em cursos oferecidos por instituições renomadas como Ibama e ICMBio, tendo formado cinco instrutores de brigadas, em julho, e três peritos em investigação de causas e origens de incêndios florestais, em agosto.

A última capacitação ocorreu de 14 a 30/09 no município de Corumbá/MS e foi promovida pelo Prevfogo/Ibama, resultando na formação de mais três servidores de Coordenações Regionais (CRs) como instrutores. O objetivo de tais capacitações é formar profissionais habilitados a repassar o conhecimento obtido aos indígenas e demais servidores, ampliando a rede de atuação da Funai.

http://www.funai.gov.br/ultimas/noticias/2_semestre_2011/outubro/un2011…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.