VOLTAR

Funai estuda novas parcerias para construção de casas indígenas em 2007

Funai - funai.gov.br
03 de Out de 2006

O coordenador do projeto da Ação Construção de Moradia para a Comunidade Indígena, da Diretoria de Assistência da Funai, João Gilberto da Silva Nogueira, viaja hoje, (03/10), para Rondônia onde se reunirá com representantes das prefeituras de Ji-Paraná e de Alta Floresta. A intenção é discutir parcerias entre os governos local e federal que garantam a construção de moradias para as comunidades Gavião, Zoró, Arara, Uruewauwáu e Tupari. "A expectativa de novos contratos é grande, já que a região tem interesse em se aproximar cada vez mais das comunidades indígenas", afirma.
Semana passada, o coordenador esteve nos municípios cariocas de Angra dos Reis e Parati, além de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, com o mesmo objetivo.
A iniciativa faz parte da estratégia da Funai de inclusão de novas comunidades indígenas no projeto no ano que vem. A intenção é garantir melhor qualidade de vida e reduzir, assim, os índices de insalubridade e o agravamento de doenças entre os povos que vivem em áreas ambientalmente degradadas, portanto, sem recursos naturais para construção de suas casas tradicionais.
Para 2007, o órgão prevê recursos da ordem de 1 milhão de reais para a construção de cerca de 500 unidades. A outra parte do dinheiro vem de parcerias com as prefeituras, além de convênios com o ministério das Cidades e de Minas e Energia.
Este ano as comunidades Guarani Kaiowá, Guarani M'Byá, Pataxó, Kaingang e Javaé foram beneficiadas com cerca de 200 casas. Segundo Nogueira, a intenção é de que mais famílias sejam atendidas de acordo com o número de recursos arrecadados das parcerias. "Nossa empreitada nos possibilita sempre fazer mediações para conseguir maiores benefícios para as comunidades", afirma.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.