VOLTAR

Funai espera que três mil índios recebam comissão hoje

Campo Grande News-Campo Grande-MS
Autor: Waldemar Gonçalves Jr. e Fabiana Silvestre
28 de Ago de 2003

Segundo o chefe do posto indígena Buriti, Jorge das Neves, pelo menos três mil índios terena deverão receber grupo de autoridades que segue no início da tarde de hoje até a região da fazenda Buriti, ocupada por indígenas desde segunda-feira. O objetivo da comissão, liderada pelo juiz federal Odilon de Oliveira, é desocupar as áreas e garantir agilidade na resolução de pendências judiciais relativas à demarcação de terras indígenas em Mato Grosso do Sul.
Neves discorda da metodologia adotada pelas autoridades. Segundo ele, seria necessária uma conversa preliminar com os caciques das aldeias e toda a comunidade. Se o acordo for feito com apenas um dos chefes indígenas, diz, é provável que ele seja trocado e o substituto desconsidere as tratativas anteriores, deixando tudo novamente na estaca zero.
Isso porque, na opinião de Neves, os indígenas estão decididos a permanecer na área. Sairão apenas se tiverem um prazo pré-estabelecido para retornarem, daí sim como donos do território que alegam ter sido tomado por latifundiários.
Oliveira disse que não é possível estipular prazos, mas garantiu concentração de esforços com objetivo de agilizar as ações judiciais contra o processo de demarcação. Uma das idéias do magistrado é decidir a questão logo em primeira instância, evitando que recursos emperrem nas esferas judiciais superiores.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.