VOLTAR

Funai encontra índios que viviam isolados

O Globo, O País, p. 14
02 de Jun de 2007

Funai encontra índios que viviam isolados
Grupo de 87 kaiapós teria fugido de ataque a tiros no Sul do Pará

Demétrio Weber

Um grupo de 87 índios isolados, que não mantinha contato com a civilização, foi localizado no norte de Mato Grosso, na divisa com o Pará, anunciou ontem a Fundação Nacional do índio (Funai). São indígenas da etnia Metyktire, urna subdivisão dos kaiapós, a mesma do cacique Raoni. De acordo com o presidente da Funai, Márcio Meira, eles teriam fugido da reserva Indígena onde viviam, no sul do Pará, após sofrerem ataque a tiros, provavelmente de garimpeiros ou madeireiros.

O primeiro contato ocorreu no último dia 24 de maio. Índios que vivem na Terra Indígena Capoto-Jarina avistaram dois indivíduos da tribo isolada. Todos falam o mesmo idioma. Os dois contaram que haviam caminhado cinco dias pela mata fechada e que tinham sido alvo de disparos por "homens brancos". Não esclareceram, porém, se a agressão era recente ou vinha ocorrendo nos últimos meses ou mesmo anos. Tampouco souberam dizer quem eram os "homens brancos".

0 coordenador das Frentes de Proteção Etno-ambiental da Funai, Elias Bigio, disse que um índio teria uma bala no corpo e que outros 15 teriam sido mortos. 0 presidente Meira afirmou que ainda não se sabe quando ocorreram os ataques nem quem foram os agressores. Diferentemente do que ocorreu nas décadas de 1960 e 1970, quando as obras rumo ao Interior do país levavam o governo a buscar contato com índios isolados, atualmente a política da Funai é outra. Na aldeia Kapôt, há apenas um indigenista não-índio, que mantém contato há décadas com os kaiapós.

- Só vamos agir a partir da orientação deles. Há uma grande comoção na aldeia - disse Meira.

Nos dias posteriores ao primeiro contato, outros índios Isolados chegaram, totalizando 86 pessoas. 0 87o Indivíduo da tribo nasceu na quarta-feira passada, já na aldeia Kapôt, na Terra Indígena Capoto Jarina (MT), onde o grupo está abrigado. Uma equipe da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) está de prontidão para vacinar os índios. A preocupação maior é que a tribo isolada contraia doenças contra as quais não tem anticorpos. A Funai isolou a área, impedindo o acesso à pista de pouso da aldeia.

O Globo, 02/06/2007, O País, p. 14

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.