VOLTAR

Funai e Radiobrás gravam festa indígena dos Tapirapé no Mato Grosso

Site da Funai
25 de jun de 2002

Uma parceria da Funai e Radiobrás produzirá mais um programa da série "Brasil Indígena" para ser exibido no canal NBR, tansmitido pela NET. O tema do programa é a Festa Tawã (cara grande) dos índios Tapirapé, que está sendo gravada desde o final de semana na aldeia Tapitaua, na Terra Indígena Urubu Branco, situado no município de Confresa, no Mato Grosso.

Por motivo de falecimentos na aldeia, a festa Tawã não era realizada há mais de 10 anos. A celebração homenageia espíritos Kayapó e Karajá, etnias com as quais os Tapirapé guerreavam no passado. Um dos pontos altos do ritual é uma dança realizada por guerreiros escolhidos pelos caciques. Eles usam vestimenta de palha até o pé e máscaras que simbolizam espíritos de índios fortes tombados em luta no passado. Os indígenas escolhidos têm que ter uma boa voz e conhecer os cânticos da cerimônia

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.