Funai - https://www.gov.br
09 de Out de 2024
A integridade das residências e o principal local de produção na Terra Indígena Karajá de Aruanã III, em Goiás, foram preservados e protegidos contra o fogo em operação conjunta de combate a incêndios florestais. A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), vinculado ao Ibama, realizaram a ação entre os dias 23 de setembro e 3 de outubro. A operação teve como objetivo proteger o povo Karajá e o território de cerca de 705 hectares contra os múltiplos focos de incêndio que ameaçavam a integridade ambiental e o modo de vida da comunidade.
A baixa umidade do ar e os ventos fortes intensificaram os incêndios, dificultando o trabalho das equipes. Mesmo com o cenário adverso, a ação resultou na proteção de 40% do território e beneficiou diretamente cerca de 200 indígenas da comunidade Karajá, cuja sobrevivência está relacionada às atividades sustentáveis realizadas na terra que tradicionalmente ocupam.
A área é de extrema importância para a subsistência e preservação cultural do povo Karajá, fornecendo recursos para atividades tradicionais, como o plantio de mandioca, a criação de animais e a coleta e extração de matéria-prima. O coordenador da Funai em Goiânia, Francisco Oliveira, reforçou o compromisso da autarquia indigenista com a proteção das terras indígenas para assegurar a manutenção das tradições e culturas e a segurança alimentar dos povos indígenas.
"A ação de combate aos incêndios na Terra Indígena Karajá de Aruanã III foi um esforço fundamental para proteger o território e garantir a preservação do modo de vida sustentável da comunidade Iny (Karajá). Continuaremos vigilantes, prontos para agir caso novos focos surjam, reafirmando nosso compromisso com a proteção dos povos indígenas", frisou o coordenador.
Ação conjunta
A operação, que envolveu também a comunidade indígena, a Prefeitura de Aruanã e o Corpo de Bombeiros de Goiás, é uma continuação das atividades iniciadas na Terra Indígena Karajá de Aruanã II, em Cocalinho, Mato Grosso. Na ocasião, as ações resultaram na preservação de cerca de 70% da área total de mais de 893 hectares, essencial para a subsistência da comunidade Karajá.
O assistente técnico da Coordenação Técnica Local (CTL) da Funai em Goiânia, Haroldo Resende, destacou a importância da atuação conjunta e a presença ininterrupta da unidade durante 23 dias de operação, com mais de 6 mil quilômetros percorridos para viabilizar o suporte logístico necessário.
"A parceria com o Prevfogo/Ibama, a Prefeitura de Aruanã, o Corpo de Bombeiros de Goiás, o Hotel do Serviço Social da Indústria (Sesi) de Aruanã e a própria comunidade indígena foram essenciais para o sucesso da operação, demonstrando a importância de atuação em redes intersetoriais e assegurando a integridade tanto do meio ambiente quanto da cultura dos povos Karajá", pontuou.
Governo Federal aumenta sanções para quem causar incêndios florestais
Assessoria de Comunicação/Funai
https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2024/funai-e-prevfogo-…
As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.