VOLTAR

Funai e índios Cinta Larga fiscalizam terra indígena

Site da Funai
Autor: (Simone Cavalcante
31 de Jan de 2003

Dezoito servidores da Funai e dez guerreiros Cinta Larga estão se preparando para acampar, a partir de amanhã (31), no interior da Terra Indígena Roosevelt, situada nos municípios de Pimenta Bueno e Espigão do Oeste (RO). O objetivo é garantir, por tempo ilimitado, a retirada de todos os garimpeiros. A ação integra o do Plano Emergencial para a Proteção Territorial e apoio Sócio Econômico aos Cinta Larga, iniciado em novembro do ano passado com a participação do Ministério da Justiça / Funai / Polícia Federal, Ministério Público Federal, Ministério do Meio Ambiente, Secretarias de Educação do Estado do Mato Grosso e Rondônia e lideranças Cinta Larga.

Segundo comunicação via rádio, com o coordenador da equipe, o assessor técnico e indigenista da Funai Walter Blós, lideranças indígenas foram até o local crítico do garimpo para montar o acampamento e enviaram mensageiro índio, que retornou hoje (30), informando a provável presença de cerca de 80 garimpeiros. Até agora, desde quando venceu o prazo para a saída dos garimpeiros, no último sábado (25), a retirada dos invasores está sendo pacífica e não houve qualquer incidente. Os 18 servidores da Funai, alojados no Posto Indígena da aldeia Roosevelt desde o dia 23 passado, acompanharam a saída de mais de 500 garimpeiros. Durante a fiscalização, a equipe da Funai recolheu mais de três mil litros de óleo diesel, facões, telefone globalstar, mangueiras, motores, armas de fogo e alimentos

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.