VOLTAR

Funai e BNDES executarão projetos em áreas Xavante

24 Horas News
06 de Out de 2004

Funai e BNDES executarão projetos em áreas Xavante

Local: Cuiabá - MT
Fonte: 24 Horas News
Link: http://www.24horasnews.com.br/

A Fundação Nacional do Índio e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social começam a desenhar uma parceria para executar programas de auto-sustentabilidade que poderão preencher de maneira expressiva a ausência de atividades econômicas em terras indígenas. O presidente da Funai, Mércio Pereira Gomes, recebeu a visita do chefe do Departamento de Desenvolvimento Rural do BNDES, Élcio Mário Schroeder, e traçaram as primeiras linhas dos projetos.

O primeiro passo será a elaboração de uma carta-consulta de conteúdo preliminar, sobre o perfil dos projetos a serem definidos, a maioria da área de Desenvolvimento Comunitário da Funai. Na ocasião do encontro, o presidente da Funai expressou sua preocupação com o atendimento das necessidades adquiridas dos índios, sobretudo aqueles que habitam regiões próximas a perímetros urbanos, e com a identificação das aptidões das tribos. Num primeiro momento, como projetos-piloto, Mércio sugeriu que fossem executados programas de auto-sustentabilidade econômica em duas áreas Xavante, provavelmente em Água Boa e Barra do Garça (MT).

SOS Xingu - O representante do BNDES também ouviu sugestões dos coordenadores Cláudio dos Santos Romero e Slowacki de Assis e do Diretor de Assuntos Fundiários da Funai, Arthur Nobre Mendes. Na opinião de Cláudio Romero um dos projetos em discussão que mais preocupa a Funai é o que prevê a proteção e a recuperação das nascentes do Rio Xingu (MT), em processo acelerado de degradação em decorrência do desmatamento e do despejo de resíduos de agrotóxicos nos principais braços do Xingu - promovidos pelos plantadores de soja e criadores de gado da região - que alimentam as suas nascentes.

Schoroeder comunicou ao presidente da Funai que o BNDES já prevê a execução de projetos ao longo da rodovia que liga Cuiabá (MT) a Santarém (PA) e que poderão ser desdobrados para atender a reivindicação das lideranças do Parque Indígena do Xingu e das autoridades.

Mércio Gomes demonstrou preocupação com a questão do Xingu e anunciou que um seminário será realizado em Canarana (MT) no período de 25 a 27 de outubro para debater o assunto. "Estamos mobilizando diversidades entidades e instituições federais e estaduais para tentarmos uma solução para este caso", destacou. Ele lembrou ainda que áreas com alto potencial agrícola como a Terra Indígena Raposa Serra do Sol e determinadas regiões do Nordeste estão nos planos da Funai para serem contempladas a partir da parceria com o BNDES.

24 Horas News, 06/10/2004

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.