VOLTAR

Funai e antropólogo tentam convencer índios

Campo Grande News-Campo Grande-MS
Autor: Maristela Brunetto
20 de Jan de 2004

O administrador da Funai (Fundação Nacional do Índio) em Amambai, William Rodrigues, e o antropólogo Cláudio Romero, seguiram nesta manhã para a região das fazendas ocupadas por índios em Japorã em uma última tentativa de convencer os índios a deixar as propriedades. Hoje vence o prazo para a Funai retirar os índios. A partir de amanhã, a Polícia Federal está autorizada a entrar nas fazendas e fazer valer o mandado de reintegração concedido pelo juiz federal Odilon de Oliveira.
Romero chegou na região na sexta-feira. Ele já realizou estudos sobre os guarani-caiuá e era esperado na região desde o começo da ocupação, no final de dezembro. O presidente da Funai (Fundação Nacional do Índio), Mércio Pereira Gomes, esteve em Campo Grande na sexta-feira e decidiu não ir à área, manifestando confiança no poder de interlocução dos indigenistas. Porém os índios mantêm a disposição de não desocupar as fazendas.
Eles cobram a ampliação da reserva Porto Lindo dos atuais 1,6 mil hectares para 9,4 mil, incluindo a área das fazendas vizinhas, que estão ocupadas.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.