VOLTAR

Funai divulga lista da segunda chamada para Formação de Multiplicadores Indígenas em Restauração Ecológica

Funai - https://www.gov.br
09 de Set de 2024

A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) divulgou, nesta segunda-feira (9), a lista de segunda chamada com mais oito indígenas pré-selecionados para a Formação de Multiplicadores Indígenas em Restauração Ecológica. Na terça-feira (3), a autarquia indigenista publicou o resultado da pré-seleção de 20 indígenas para a etapa final da formação. A segunda chamada visa a garantir o melhor cumprimento dos critérios de representatividade de biomas e gênero. No total, 28 indígenas vão concorrer a 12 vagas.

Na próxima etapa, marcada para a próxima quarta-feira (11), os pré-selecionados em segunda chamada serão entrevistados por videoconferência. Eles serão individualmente contatados para o agendamento do horário. O resultado final da chamada pública com os 12 selecionados deve ser divulgado até o dia 17 de setembro. Confira a lista dos pré-selecionados em segunda chamada:

Alexandre Xiwekalikit Zoró

Edilene dos Santos Munduruku

Genilda de Matos Machado

Nélida Tainá Rodrigues dos Santos

Renan Kawire Malaure Txicão

Rosiete Francisco Paiz

Samuel Elijah Mendes Prado

Tainan da Silva Cardoso

Multiplicadores Indígenas

A Formação de Multiplicadores Indígenas em Restauração Ecológica é uma iniciativa da Funai voltada à implementação da Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas (PNGATI). O objetivo é engajar líderes indígenas para atuarem como multiplicadores da restauração em nível local, regional e nacional. E, assim, contribuir para o protagonismo indígena nas iniciativas práticas e em incidências políticas e institucionais.

A pré-seleção levou em consideração critérios como representatividade de biomas e gênero, experiência em projetos de restauração ecológica, motivação para participar da formação e capacidade de atuar como multiplicador no campo da restauração.

A Formação de Multiplicadores Indígenas em Restauração Ecológica será composta por três módulos presenciais, com duração média de 10 dias cada, a serem realizados em diferentes biomas do país. Durante os encontros, os participantes terão a oportunidade de vivenciar práticas de restauração ambiental.

Além das atividades presenciais, haverá ações de acompanhamento e desenvolvimento nas respectivas comunidades dos selecionados para fortalecer a atuação local e a troca de conhecimentos. O programa terá duração de aproximadamente seis meses, previsto para ocorrer entre setembro de 2024 e fevereiro de 2025.

Assessoria de Comunicação/Funai
c/funai/pt-br/assuntos/noticias/2024/funai-divulga-lista-de-segunda-chamada-para-formacao-de-multiplicadores-indigenas-em-restauracao-ecologica

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.