VOLTAR

Funai debate proteção do Xingu em seminário

Funai
05 de Out de 2004

Funai debate proteção do Xingu em seminário

Será realizado de 25 a 27 de outubro, na cidade de Canarana (MT), o "Encontro Nascentes do Rio Xingu". O objetivo do evento é promover e aprofundar discussões sobre a campanha SOS Xingu, que será lançada em breve e que pretende criar um sistema de proteção e recuperação das nascentes e matas ciliares da bacia do Rio Xingu.

Autoridades da Fundação Nacional do índio (Funai), que participarão do encontro, mobilizaram as primeiras entidades para apoiar a campanha durante o ritual do Kuarup, na Aldeia Kamaiurá, em meados de agosto, tais como as organizações Globo e o WWF.

Essa campanha somará esforços ao projeto que a Funai já vem elaborando, de sensibilizar a opinião pública nacional e internacional, sobre os problemas ambientais que sofre o maior rio indígena do Brasil.

Com o leito de seus afluentes ameaçados pelos efeitos da produção agropecuária, ação ilegal de madeireiras, assoreamento e poluição por esgotos de municípios próximos à cabeceira do rio, iniciativas como as da Funai e do ISA são de fundamental importância para a preservação de atividades tradicionais indígenas no Xingu, como a pesca e navegação.

Funai, 05/10/2004

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.