VOLTAR

Funai de Brasília manda assessor da presidência a MS

Campo Grande News-Campo Grande-MS
Autor: Maristela Brunetto
15 de Jan de 2004

É esperada para esta tarde a chegada de algum assessor da presidência da Funai em Brasília para tentar conciliar um desfecho para o conflito por terras em Japorã. O administrador do órgão em Amambai, William Rodrigues, pediu a ajuda da presidência porque há determinação judicial de desocupação de fazendas a ser cumprida em três dias. Ele vê risco eminente de confronto caso a Polícia Federal vá à área.
Rodrigues disse que virá a Campo Grande para receber a pessoa designada pela Funai. Segundo ele, ainda não havia sido apontado quem viria ao Estado. Há uma determinação do presidente Lula para que o presidente do órgão, Mércio Pereira Gomes, esteja em Mato Grosso do Sul para solucionar o impasse.
Ainda hoje, o administrador iria com o representante da presidência ao MPF (Ministério Público Federal), em Dourados, para discutir como agir em relação à desocupação. O procurador Ramiro Rockenbach da Silva disse que irá recorrer da decisão judicial. Hoje ele iria à fazenda São Jorge, antiga Agrolak, onde estão concentrados os índios guarani-caiuá para informá-los da decisão da Justiça sobre a reintegração da área aos produtores rurais

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.