VOLTAR

Funai contribui para diálogo sobre mudança de nome do Parque Nacional do Descobrimento

Funai - https://www.gov.br
20 de Nov de 2023

Publicado em 20/11/2023 14h27 Atualizado em 20/11/2023 14h34

Parque Nacional do Descobrimento (PND) está em pauta, com uma ação de escuta social promovida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, visando entender a perspectiva da sociedade em relação ao nome do parque. A criação, em 1999, ocorreu no contexto das celebrações dos 500 anos da chegada dos portugueses ao Brasil, sem consulta à comunidade. Movimentos sociais e comunidades indígenas tem destacado a necessidade de uma mudança que reflita a realidade histórica da região.

Na ocasião da assinatura do Termo Aditivo para a prorrogação do Termo de Compromisso no02/2018, firmado entre o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o povo Pataxó em março deste ano, a presidenta da Funai, Joenia Wapichana, sugeriu que o Parque Nacional do Descobrimento ganhe um nome em língua Pataxó, já que a palavra "descobrimento" não condiz com o histórico do Brasil, que, na verdade, foi invadido e não descoberto. Essa fala, somada à reivindicação da comunidade indígena, sensibilizou o ICMBio de modo que o parque será o primeiro a mudar de nome no Brasil.

Um grupo de trabalho, formado por conselheiros do PND e consultores externos tem liderado esse projeto. Reuniões presenciais e uma enquete online foram realizadas, abrindo espaço para a sociedade se manifestar sobre a possibilidade de mudança e sugerir novos nomes.Juliana Fukuda, chefe do Parque Nacional do Descobrimento, ressalta que o nome atual não reflete a importância ecológica do parque.

A iniciativa da Funai em apoiar esse processo de escuta social destaca seu compromisso com o diálogo aberto sobre questões que envolvem as comunidades locais e a preservação ambiental. As discussões sobre a mudança do nome ganharam força em fevereiro durante oficinas preparatórias da revisão do Plano de Manejo do PND.

O movimento de descolonização do nome destaca não apenas a necessidade de alterar o termo "Descobrimento" mas também questiona práticas coloniais associadas a esse nome. A palavra é vista como antropocêntrica, etnocêntrica e homogeneizadora, reforçando visões coloniais que marginalizam outras formas de vida e perspectivas.

O Grupo de Trabalho criado para debater a mudança apresentará os resultados em uma audiência pública em 1o de dezembro. Espera-se que essa iniciativa vá além da simples mudança de nome, contribuindo para a discussão mais ampla sobre heranças colonialistas no Brasil.

Participe da enquete online até 22 de novembro: https://abrir.link/yL2Wx

Assessoria de Comunicação/Funai
com informações do ICMBio e Conselho Consultivo do Parque Nacional do Descobrimento

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2023/funai-contribui-p…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.