VOLTAR

Funai comemora Semana do Índio

Site da Funai
14 de Abr de 2004

Entrega de medalhas, assinatura de protocolo de intenções, exposições, danças e vídeos são algumas das atividades da Semana do Índio, entre os dias 19 e 23 de abril, na sede da Funai, em Brasília, que este ano homenageará o povo Xavante. A abertura será dia 19, Dia do Índio, às 9h, na Artíndia, com a exposição de fotos Marãiwaséde - resistência de um povo, seguida de apresentação de dança Xavante.

À tarde, a partir das 16h, no auditório da Funai, ocorrerá a assinatura do protocolo de intenções para a realização do Censo Indígena com o IBGE, a solenidade de lançamento do Selo Orlando Villas Bôas, recepção Xavante e a cerimônia de entrega da Medalha do Mérito Indigenista.

Programação

19 de Abril
9h00
Abertura da Semana do índio - Loja Artíndia (Funai)
9h10
Abertura da Exposição Marãiwaséde - Resistência de um povo - Loja Artíndia (Funai)
9h30
Apresentação de Dança Xavante - Térreo (Funai)
10h30
Abertura da Exposição O índio e o Meio Ambiente - Projeto Maloquinha (Funai)
16h00
Assinatura, com a presença do Presidente do OBGE, de Protocolo de Intenções para a realização do Censo Indígena Nacional - Auditório (Funai)
16h30
Lançamento do Selo Orlando Villas Bôas, com a presença do Presidente da Empresa Brasileira de Correio e Telégrafos - Auditório (Funai)
17h00
Recepção Xavante, seguida da Cerimônia de entrega da Medalha do Mérito Indigenista - Auditório (Funai)

20 de Abril
9h30 (1ªsessão)/15h00(2ªsessão)
Histórias Xavante, contadas por indígenas - Projeto MALOQUINHA (Funai)
Exibição de vídeo Araweté - Auditório (Funai)
10h30 (1ªsessão)/14h00(2ªsessão)
Exibição do vídeo A´uwê Uptabi - O Povo Verdadeiro - Auditório (Funai)

22 de Abril
15h00
Lançamentos dos livros:
· Aldeamento do Carretão segundo seus herdeiros tapuios - Conversas gravadas em 1980 e 1983 - Rita Heloísa de Almeida
· Linhas telegráficas e integração de povos indígenas: As Estratégias Políticas de Rondon (1889-1930) - Elias dos Santos Bigio - Auditório (Funai)
15h00
Apresentação de Dança Xavante - Projeto Maloquinha (Funai)

23 de Abril
10h30
Lançamento do livro: Os povos indígenas e a construção das políticas de saúde no Brasil - Luiza Garnelo - Projeto Maloquinha (Funai)
9h30
Apresentação de Dança Xavante - Projeto Maloquinha (Funai)
09h30(1ªsessão)/15h00(2ªsessão)
Exibição do vídeo Hetohoky - A festa do Menino Karajá - Auditório (Funai)

Outros eventos

O Terraço Shopping também promoverá a Semana do Índio. Estão previstas entre outras atividades, vídeos, exposições de fotos, visitação de escolas, pinturas com crianças, artesanato e tapiri. No dia 23, às 18h, haverá apresentação de dança Xavante.

No Memorial dos Povos Indígenas, a apresentação Xavante será dia 20, às 14h30.

No saguão da Biblioteca Reitor João Herculino, do UniCEUB, haverá exposição de fotos sobre o cotidiano na aldeia, no período de 16 de abril a 4 de maio.

Povo Xavante

Autodenominados Akwe, os Xavante, localizados no estado do Mato Grosso, constituem com os Xerente do Tocantins, o ramo Acuen dos povos da família lingüística Jê do Brasil Central. São conhecidos também por A`uwe, Awen e Akwen. Na literatura, os Xavante são conhecidos pela organização social do tipo dualista. Trata-se de uma sociedade em que a vida e o pensamento de seus membros estão permeados por um princípio didático, que organiza a percepção do mundo, da natureza, da sociedade e do próprio cosmos como estando permanentemente divididos em metades opostas e complementares.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.