VOLTAR

Funai, Caixa Econômica e cooperativa indígena assinam contrato para construção de casas Xavante

Funai - http://www.funai.gov.br/
10 de Mar de 2011

Índios Xavante recebem autoridades na Terra Indígena (TI) Marãiwatsédé (MT), nesta sexta-feira, 11 de março, em clima de festa. A comunidade preparou cantos e danças para a cerimônia de assinatura do contrato que vai permitir a construção das 40 primeiras casas interculturais na aldeia. As construções, de alvenaria, seguem o conceito de "casas ecológicas" e têm arquitetura diferenciada, preservando as formas tradicionais de habitação Xavante.

Segundo Denivaldo Roberto da Rocha, coordenador regional da Funai em Ribeirão Cascalheira - município onde está localizada a TI -, "esse é um momento de muita felicidade para toda a comunidade, que não tem conseguido viver de acordo com seus costumes e sofre com o desmatamento de suas terras por posseiros. Há muita dificuldade, por exemplo, de fazer a manutenção das casas, construídas com folhas de palmeiras. Falta matéria prima. Não existe mais madeira nem palha na região", justifica.

As novas construções abrigarão 40 famílias, com 8 a 10 pessoas cada uma. Possibilitarão também o melhor armazenamento dos alimentos e sementes produzidos pela comunidade, que precisa guardar provisões, uma vez que não contam com a mata do entorno para o sustento durante todo o ano.

Modelo diferenciado - As casas serão construídas a partir de critérios coerentes com a gestão ambiental, racionalização e eficiência energética. Elementos da natureza, como a posição do sol, a chuva e o vento também foram considerados no projeto. As habitações são arredondadas, com 58 m2 cada uma, sendo um único cômodo, com chão batido - a pedido dos indígenas - e telha ecológica.

http://www.funai.gov.br/ultimas/noticias/1_semestre_2011/MARCO/un2011_0…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.