VOLTAR

Funai cadastra índios do Noroeste

Correio do Estado-Campo Grande-MS
Autor: Edivaldo Bitencourt
25 de Jun de 2003

A administração regional da Fundação Nacional do Índio (Funai) realiza hoje o cadastramento das famílias de índios desaldeados que invadiram, no mês passado, uma área de 10 hectares no Jardim Noroeste, na saída para Três Lagoas. Pelo menos 35 famílias estão acampadas na propriedade, segundo o administrador do órgão em Campo Grande, Marcio Justino.
Ele disse que o objetivo do cadastramento é identificar quantas famílias indígenas estão no local, quais as condições e de onde vieram. Nem todas, de acordo com Justino, são sem-teto e precisam da casa própria. Somente com o levantamento em mãos, a Funai terá condições de buscar recursos em Brasília (DF) para atender as necessidades dos acampados. O cadastramento deverá ocorrer somente hoje.
Justino admite que não conta com recursos para atender os desaldeados na Capital. O órgão doou lonas plásticas e alimentos aos invasores da propriedade. Outra finalidade da Funai é descobrir a quem pertence a propriedade, que pode ser pública.

Desaldeados
Campo Grande conta com aproximadamente 4 mil índios desaldeados, segundo estimativa do órgão. Parte das famílias reside nos conjuntos habitacionais construídos pelo prefeito André Puccinelli (PMDB) e pelo governador José Orcírio dos Santos, o Zeca do PT, respectivamente, as aldeias urbanas Marçal de Souza e Água Bonita. Os índios deixaram suas aldeias para buscar emprego, melhores condições de estudo e de atendimento na área de saúde na Capital.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.