VOLTAR

Funai beneficia índios de Santa Catarina

Site da Funai
24 de Jun de 2004

O procurador da Funai em Curitiba, Derli Cardoso Fiúza, pediu e o Tribunal de Justiça de Santa Catarina, por decisão unânime, concedeu desaforamento em favor de índios Kaingang da Terra Indígena Xapecó, que seriam julgados pelo Tribunal de Júri da Cidade de Abelardo Luz, local de tensão e conflitos por questões agrárias, ocasionados pela demarcação da Terra Indígena Toldo Imbu, naquele município.

Para o procurador, a decisão é inédita, porque evitará que índios sejam julgados perante jurados vinculados às famílias com as quais disputam terras. Com a transferência dos julgamentos para Florianópolis, o procurador acredita que os jurados serão imparciais nos julgamentos de índios que estejam envolvidos em conflitos.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.