VOLTAR

Funai assina acordo para construção de moradias indígenas em São Paulo

Site da Funai
Autor: (Ana Paula de Souza)
07 de Out de 2003

Um protocolo de intenções com o objetivo de fixar o desenvolvimento e a implementação do Programa de Moradia Indígena em São Paulo foi assinado dia 30 de setembro, pela Administração Executiva Regional da Funai (AER) em Bauru, a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) e os municípios de Itanhaem, Ubatuba, Peruibi e Mongaguá. O Programa de Moradia Indígena já vem beneficiando os Guarani do estado de São Paulo. O recente acordo vai viabilizar a construção de 354 moradias indígenas nas aldeias Rio Branco, Capueirão, Aguapeu, Bananal, Krukutu, Morro da Saudade e Boa Vista.

Segundo o administrador regional da Funai em Bauru, Amaury Viera, será aplicado um investimento de R$ 8.670.000 para construção das moradias. "É uma parceria louvável, que vai melhorar a qualidade de vida dos índios", afirmou o administrador. Os projetos das casas são elaborados em parceria com os indígenas, que definem o modelo mais adequado ao modo de vida.

O Programa de Moradia Indígena foi implantado em dezembro de 2001 pela lei estadual 11.025, e já é realidade em algumas aldeias como a Icatu, onde foram construídas 22 casas e Jaraguá, que tem cinco. Além das 354 previstas, 78 estão em construção, sendo 48 na aldeia Vanuire e 30 nas aldeias Kopenoti e Nimuendaju.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.