VOLTAR

Funai apoia ação de manejo de açaizais nativos em terras indígenas do Oiapoque (AP)

Funai - https://www.gov.br
23 de Out de 2023

Publicado em 23/10/2023 11h59

Aunidade descentralizada da Fundacação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) localizada em Macapá, no Amapá, tem dado suporte aos indígenas nas ação de manejo de baixo impacto de açaizais nativos nas terras indígenas do Oiapoque. A iniciativa visa à melhoria da produção de açaí e a valorização da biodiversidade e da floresta em pé.

A atividade ocorre entre os meses de setembro e outubro de 2023. No período, a equipe da Coordenação da Funai intitulada "Amapá e Norte do Pará" vem acompanhando e assessorando os indígenas na abertura e manutenção das parcelas de açaí em 23 aldeias das Terras Indígenas Uaçá, Galibi e Juminã.

O manejo envolve toda a comunidade, lideranças, mulheres e jovens, fortalecendo a gestão territorial e ambiental, sendo parte da implementação do Plano de Gestão Territorial e Ambiental (PGTA), como previsto na Politica Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas (PNGATI). As atividades são realizadas em parceria com o Conselho de Caciques dos Povos Indígenas do Oiapoque (CCPIO), a Associação Uasei e o Instituto Iepé.

A PNGATI foi construída com a participação dos povos indígenas, visando reconhecer e apoiar a gestão ambiental e territorial realizada por eles em suas terras. Essa política pública cria espaço e oportunidades para o diálogo entre povos indígenas e o Estado, buscando aliar forças no enfrentamento das dificuldades e desafios que os povos indígenas brasileiros enfrentam.

Assessoria de Comunicação / Funai

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2023/funai-apoia-acao-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.