VOLTAR

Funai afirma que população indígena aumentou

Agência Câmara-Brasília-DF
17 de Set de 2003

O presidente da Funai, Mércio Pereira Gomes, informou há pouco durante o Seminário "Ações Governamentais para os Povos Indígenas da Amazônia" que está havendo um crescimento demográfico das populações indígenas do País, o que foi uma surpresa para os especialistas. De acordo com Mércio Gomes, nos anos de 1950 e 1960, a população indígena no País era de 120 mil habitantes e hoje atinge 400 mil.

Prioridades

O presidente da Funai defendeu que a política indígena do Governo deve se pautar em cinco pontos: saúde, com controle das doenças e melhoria nos serviços de promoção da saúde; educação, garantindo o ensino tanto da língua portuguesa quanto na linguagem nativa; criação de mecanismos para a produção em escala industrial dos povos indígenas, com ênfase no desenvolvimento sustentável; defesa das demarcações das terras indígenas; e ampliação da participação política, social e cultural dos povos indígenas, para acabar com os preconceitos e se criar uma harmonia nacional.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.