VOLTAR

Fulni-ôs, os últimos que falam a língua-mãe

Gazeta de Alagoas (Maceió-AL)
Autor: Ana Márcia
22 de Abr de 2000

Reportagem faz um panorama da história e atual situação dos índios Fulni-Ô de Águas Belas (PE), ressaltando sua resistência, manutenção da língua e do ritual do Ouricuri, seu sistema social, sua alimentação e dificuldades.

Tribos mais importantes:
"De acordo com estudos de Thomaz Espíndola e Adriano Jorge, do século 19, as mais importantes tribos que viviam em território alagoano eram as dos potiguaras, tabajaras, caetés, abacatiaras, aconans, cariris, coropatis, mariquitos, xucurus, umans, vouvés, xocós, pipianos, coropotós e os carnijós."

Em busca da identidade quase perdida:
"Há um ano (abril de 99) 30 famílias de índios Karuazus, de Pariconha, remanescentes do tronco de Panjararu, de Brejo dos Padres (PE), foram a público reivindicar sua verdadeira identidade, quase perdida pela pressão do homem branco."

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.