VOLTAR

Frente discute pacto para zerar desmatamento na Amazônia

Agência Câmara
06 de Nov de 2008

Frente discute pacto para zerar desmatamento na Amazônia

O Grupo de Trabalho Florestas da Frente Parlamentar Ambientalista promove hoje reunião para discutir a proposta do Pacto pela Valorização da Floresta Amazônica. Formulado em 2007 por nove ONGs, o documento propõe o fim do desmatamento na Amazônia em sete anos.

O tema a ser discutido na reunião será o zoneamento ecológico-econômico da região. O ZEE é um instrumento legal de diagnóstico do uso do território visando assegurar o desenvolvimento sustentável. Divide a terra em zonas, a partir dos recursos naturais, dos aspectos sociais e econômicos e de marcos jurídicos, onde são definidas potencialidades econômicas, fragilidades ecológicas e as tendências de ocupação, incluindo as condições de vida da população.

Queda em setembro
Segundo informações do Ministério do Meio Ambiente, o índice de desmatamento na Amazônia caiu 22% no mês de setembro, comparado ao mês anterior. Mato Grosso continua na liderança como o estado que mais derruba árvores. Os números apresentados referem-se ao sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real (Deter)

Na avaliação do coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista, deputado Sarney Filho (PV-MA), os dados do Deter não servem de parâmetro para comparar índices de desmatamento. Ex-ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho alerta que o sistema em tempo real ajuda na fiscalização, mas somente o balanço anual dos satélites do Inpe poderiam indicar com precisão se houve recuo no corte da floresta.

A reunião está marcada para as 9 horas no plenário 12.

Agência Câmara, 06/11/2008

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.