VOLTAR

Fórum Social Pan-Amazônico

IHU - www.ihu.unisinos.br
24 de Nov de 2010

O Fórum Social Pan-Amazônico vai ocorrer em Santarém do Pará de 25 a 29 deste mês e já estamos na reta final. São esperados cerca de 4 a 6 mil presentes dos nove países que compõem a pan Amazônia, desde Bolívia, até Caiena e Brasil.

A notícia é de Edilberto Sena, coordenador da Rádio Rural AM de Santarém no Pará e membro da Frente em Defesa da Amazônia (FDA).

Santarém foi eleita cidade hóspede por ser um pólo de serviços, de grandes projetos de exploração de riquezas e por ser uma região que concentra grande número de movimentos sociais e ONGs, embora, nem sempre unidas e companheiras; Além disso, nesta região Oeste do Pará estão os maiores inimigos da Amazônia: as mineradoras, os madeireiros, o agronegócio, grandes fazendas de gado e os governos estadual e federal acobertando todas essas desgraças aos povos da Amazônia, além de favorecer a instalação de grandes empresas mineradoras, há um plano perverso de construir grandes hidrelétricas, como Belo Monte, Tapajós e Teles Pires.

O Fórum está organizado por gente simples de algumas organizações populares com apoio do município e governo do Estado. Um trabalho que vem desde o ano passado, enfrentando muitas dificuldades, mas está pronto. Eis em seguida o programa de atividades, que serão um marco na história de Santarém e dos movimentos sociais.

No dia 25/11 haverá abertura do Fórum com uma caminhada pela cidade até às margens do rio Tapajós em frente da cidade para um ritual de abertura diante do belo rio ameaçado de destruição.

http://www.ihu.unisinos.br/index.php?option=com_noticias&Itemid=18&task…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.