VOLTAR

Fórum Social Mundial espera 120 mil pessoas

O Globo, Economia, p. 21
19 de Jan de 2005

Fórum Social Mundial espera 120 mil pessoas

Chico Oliveira

Está tudo pronto para o Fórum Social Mundial 2005, que será realizado entre os dias 26 e 31 de janeiro em Porto Alegre, reunindo mais de 120 mil pessoas. Haverá pelo menos duas mil atividades propostas por 5.700 organizações de mais de cem países, segundo o Comitê Organizador Brasileiro. As obras civis, envolvendo cerca de 150 mil metros quadrados construídos, já estão prontas no chamado Território Social Mundial, junto à orla do Lago Guaíba, e agora está sendo implantada a infra-estrutura de apoio, que deverá estar concluída até o dia 24.
- Estamos diante de um inequívoco sucesso em relação aos objetivos a que nos propusemos. O Fórum Social Mundial vem ganhando uma dimensão internacional cada vez maior - disse ontem Jorge Durão, diretor-geral da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais, integrante do Comitê Organizador.
Para a edição de 2005 foi feito um amplo levantamento, com a participação de 1.860 entidades, para a escolha dos temas essenciais a serem tratados no evento. Foram decididos 11 espaços temáticos para agrupar os maiores debates. Eles abrangerão o pensamento autônomo, a defesa das diversidades, a comunicação, os bens comuns da Terra e dos povos, as lutas sociais e alternativas democráticas, paz e desmilitarização, construção de uma ordem democrática internacional e integração dos povos, economias soberanas, direitos humanos e ética.
Nos dias do evento, também serão realizados na capital gaúcha o Fórum Mundial da Saúde (dias 23 e 24), o Fórum Mundial Sindical e o Encontro Internacional da Juventude (ambos nos dias 25 e 26). Também deverão ser lançadas grandes campanhas, como a Luta contra a Alca, a Luta contra a dívida pública, o Direito à Água e a Campanha pela Quebra de Patentes nos Medicamentos, além da defesa do uso do software livre, segundo o Comitê Organizador Brasileiro.

O Globo, 19/01/2005, Economia, p. 21

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.