VOLTAR

Fórum Nacional Indígena ocorrerá em Brasília

Site da Funai
Autor: (Ana Paula de Souza).
19 de Nov de 2003

Na próxima semana, de segunda a sexta-feira (24 a 27), no Hotel Fazenda RM Sobradinho, em Brasília, será realizado o Fórum Nacional Indígena. Promovido pelo Grupo de Trabalho para Política Nacional dos Povos Indígenas (GTPNPI). O evento é resultado de uma série de 18 oficinas, realizadas ao longo do ano em todas as regiões do país, onde lideranças indígenas foram consultadas quanto às questões de saúde, educação, controle social, atividades produtivas, nutrição, território e recursos naturais.

Além de lideranças indígenas de todo o Brasil, participam do Fórum representantes do governo, sociedade civil, organizações não-governamentais. Durante a semana, serão discutidas as propostas levantadas durante as oficinas e o Seminário Nacional de Atividades Produtivas e Segurança Alimentar no contexto do Etnodesenvolvimento. As lideranças indígenas, cerca de 90 pessoas, irão elaborar um documento para ser entregue ao governo federal, em audiência pública, no dia 27 de novembro.

Site da funai 19/11/03

Índios Pataxó voltam a ser ameaçados

Estudantes indígenas Pataxó que residem no município de Pau-Brasil (BA), foram atacados, mais uma vez, no último dia 13, por pistoleiros da região, que disputam as suas terras. O ataque foi contra um ônibus que transportava os índios na volta da escola. Os criminosos entraram no ônibus e ameaçaram de morte o motorista, caso ele continuasse a transportar os índios. Nenhum índio foi ferido, mas todos ficaram amedrontados.

Segundo informações da Funai em Eunapólis (BA), a Polícia Federal está investigando o caso, mas até agora ninguém foi preso. Os índios dizem que as autoridades visitam a aldeia prometem, sempre, tomar alguma atitude, mas nada acontece. No máximo, algum suspeito é preso e logo liberado. A comunidade indígena Pataxó está revoltada com tanta injustiça contra seu povo e com a impunidade dos criminosos.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.