VOLTAR

Forças Armadas vão atuar na TI Yanomami para interromper garimpo ilegal

Valor Econômico - https://valor.globo.com/
08 de Abr de 2024

Forças Armadas vão atuar na TI Yanomami para interromper garimpo ilegal
Atuação prevê, ainda, o apoio às atividades da Casa de Governo

Mariana Assis

08/04/2024

As Forças Armadas vão atuar, de modo temporário, na Terra Indígena Yanomami. A determinação consta em portaria do Ministério da Defesa, publicada na edição de hoje do "Diário Oficial da União" (DOU).

A portaria prevê ainda que seja ativado o "Comando Operacional Conjunto Catrimani II", que terá como objetivo interromper a logística das atividades do garimpo ilegal e apoiar as atividades da Casa de Governo.

A primeira fase da Operação Catrimani visou distribuir alimentos em caráter emergencial, através do Comando Operacional Conjunto Catrimani, que funcionou entre 17 de janeiro a 31 de março de 2024. A ação ocorreu para fornecer assistência humanitária às comunidades locais.

Já a Casa de Governo foi inaugurada em fevereiro com o intuito de centralizar as ações dos 31 órgãos federais com atuação na terra indígena.

https://valor.globo.com/brasil/noticia/2024/04/08/forcas-armadas-vao-at…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.