VOLTAR

Forças Armadas prendem 18 garimpeiros em Palimiú e Rangel

Ministério da Defesa - https://www.fab.mil.br
26 de Jul de 2023

OPERAÇÃO ÁGATA FRONTEIRA NORTE

Forças Armadas prendem 18 garimpeiros em Palimiú e Rangel
Prisão aconteceu durante ação da Operação Ágata Fronteira Norte
Publicada em: 26/07/2023 15:00
FacebookImprimir
Fonte: Comando Conjunto Ágata Fronteira Norte
Edição: Agência Força Aérea

As Forças Armadas, em operação conjunta com a Polícia Federal (PF) e o Ibama, prenderam, na quinta-feira (20/07), 18 garimpeiros ilegais, sendo cinco em Palimiú e 13 em Rangel, regiões localidades dentro da Terra Indígena Yanomami (TIY).

Em Palimiú, os garimpeiros tentaram furar o Posto de Bloqueio e Controle Fluvial (PBCFlu), no rio Uraricoera, que controla a entrada e a saída das embarcações. Na ação, um dos garimpeiros foi ferido no ombro e foram presos outros quatro, que foram transportados para a Base Aérea de Boa Vista (BABV). O garimpeiro ferido foi levado por meio de ambulância para atendimento médico e os outros seguiram direto para a sede da PF na capital roraimense.

Em Rangel, a ação resultou na prisão de 13 garimpeiros, que foram transportados para Boa Vista e conduzidos pela Polícia Federal (PF) até a Superintendência da Instituição. Durante a ação, foram destruídas três embarcações, seis motores, uma motobomba, um alojamento com cantina, um quadriciclo e um acampamento.

Com o resultado desta Operação, apenas nos últimos 10 dias, as Forças Armadas, as agências e os Órgãos de Segurança Pública efetuaram a prisão e a desintrusão de 47 garimpeiros.

A Operação Ágata Fronteira Norte é um trabalho conjunto coordenado entre Órgãos de Segurança Pública, Agências e Forças Armadas, estabelecido pelo Decreto No 11405, de 30 de janeiro de 2023 e alterado pelo Decreto No 11575, de 21 de junho de 2023.

https://www.fab.mil.br/noticias/mostra/41202/OPERA%C3%87%C3%83O%20%C3%8…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.