VOLTAR

Força-tarefa amplia Sistemas de Abastecimento de Água em aldeias indígenas de SC

Funasa - http://www.funasa.gov.br
30 de Jun de 2010

A Divisão de Engenharia de Saúde Pública (Diesp) da Coordenação Regional da Funasa em Santa Catarina (Core/SC) mobilizou durante duas semanas uma força-tarefa para ampliar os sistemas de distribuição de água em comunidades indígenas do oeste catarinense.

O aumento populacional nos últimos anos tornou ultrapassados os sistemas locais de captação e distribuição de água, exigindo o seu redimensionamento, algumas aldeias chegam a contar hoje com mais de 1500 índios. Engenheiros sanitaristas e trabalhadores da área de manutenção formaram uma equipe de 15 servidores atuando de 14 a 25 de junho na reforma e instalação de equipamentos nas aldeias, com o auxílio de Agentes Indígenas de Saneamento (Aisan), e do supervisor de saneamento do Polo-Base de Chapecó.

"Com o crescimento da aldeia Sede Xapecozinho, o poço não possui vazão suficiente para atender as residências e a escola", relatou a bióloga Talita Medeiros de Souza, explicando que a equipe teve que fazer uma ligação até outro poço que não estava sendo utilizado. Na aldeia Fazenda São José os serviços da força-tarefa compreenderam a manutenção da rede de distribuição que leva água ao posto de saúde, enquanto que na nova aldeia Guarani, onde havia somente uma fonte de água sem ligações domiciliares, foi implantada uma rede para transferir a água potável do sistema de capitação e tratamento já existente na aldeia Toldo Chimbangue I.

O coordenador regional da Funasa em Santa Catarina, Marcos Fernandes, destacou a importância da parceria com os municípios que abrangem as aldeias e com a Justiça Federal em SC, que viabilizou junto às prefeituras o fornecimento de maquinário, como retro-escavadeiras, para execução das obras. "Esta parceria foi fundamental para o cumprimento dentro do prazo estimado da execução total das obras", disse o coordenador.

O engenheiro responsável pela equipe, Otoni Alves Passos, ressalta a importância da manutenção da rede de distribuição de água. "Com o crescimento populacional das aldeias, tivemos que readequar os sistemas de abastecimento para melhor atender a demanda de consumo de água, e darmos melhores condições de vida aos indígenas".

http://www.funasa.gov.br:8080/siscanot/noticias/not_2010/not.php?cod=512

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.