VOLTAR

Força Nacional reforça atuação em aldeia no Paraná após conflito deixar indígenas baleados

O Globo - https://oglobo.globo.com/
04 de Jan de 2025

Força Nacional reforça atuação em aldeia no Paraná após conflito deixar indígenas baleados
Ataques aos Avá-Guarani têm ocorrido desde 29 de dezembro no Oeste do estado

Por Jeniffer Gularte - Brasília
04/01/2025 12h32 Atualizado há 2 dias

O Ministério da Justiça vai reforçar a presença da Força Nacional após conflito deixar indígenas baleados no Oeste do Paraná na noite desta sexta-feira. Quatro indígenas Avá-Guarani acabaram feridos e foram hospitalizados após ataque a uma área de disputa de terras entre Guaíra e Terra Roxa, de acordo com o G1. Os feridos são uma criança de 7 anos, um adolescente de 14, além de dois jovens com 25 e 28 anos. Eles foram levados para o Hospital Bom Jesus de Toledo. A Polícia Federal investiga o caso.

Este foi o quarto ataque em seis dias. De acordo com o Conselho Indigenista Missionário, também aconteceram ataques nos dias 29, 30 e 31 de dezembro, deixando pelo menos outros dois indígenas feridos. Segundo a entidade, o ataque de 29 de dezembro surpreendeu os Avá Guarani com pessoas que atearam fogo na vegetação e plantações. O CMI aponta que aconteceram incêndios em um dos barracos, disparos de arma de fogo e lançamento de bombas contra a comunidade. A Polícia Federal esteve no local no dia seguinte, quando novos ataques ocorreram.

O Conselho Indigenista Missionário tem cobrado uma ação mais firme do governo federal para interromper a escala dos ataques. O Ministério da Justiça monitora a situação da região, e já há presença Força Nacional no local, que será reforçada após esses novos episódios de violência.

https://oglobo.globo.com/brasil/noticia/2025/01/04/forca-nacional-refor…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.