VOLTAR

Fondo Indigena discute ações orientadas aos povos indígenas

Site da Funai-Braília-DF
23 de Nov de 2004

O presidente da Funai, Mércio Pereira Gomes, e o presidente do Fondo Indígena, Sr. Jaime Andrade, abriram hoje, 23, a Primeira Reunião Intergovernamental Institucionalidade e Políticas Públicas da América Latina e do Caribe, Orientada aos Povos Indígenas. Durante quatro dias, representantes dos governos de 13 países da América Latina (Brasil, Argentina, Chile, Bolívia, Equador, Peru, Venezuela, México, Guatemala, El Salvador, Costa Rica, Nicarágua e Panamá) estarão reunidos no Palácio do Itamarati, em Brasília, com o objetivo de discutir ações, identificar elementos de cooperação e realizar um balanço geral dos avanços experimentados nos últimos dez anos, com vistas a desenvolver uma agenda comum de cooperação intergovernamental específicos para os povos indígenas.

As preocupações desses governantes surgiram a partir do debates anteriores, realizados nos países participantes, que permitiram identificar diversas preocupações a esse respeito: as forças e as fragilidades (debilidade) dos governos na regulação dos processos desencadeados pela globalização; as capacidades institucionais para implementar o exercício dos direitos indígenas já reconhecidos a nível normativo e; a produção e gestão de informações sobre os povos indígenas. Para o presidente Mércio Gomes, "o evento é muito importante para política indigenista de toda América Latina, vez que os representantes dos governos estarão discutindo abertamente seus problemas, seus prognósticos e o futuro das relações com as populações indígenas".

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.