VOLTAR

Foirn inicia XV Assembleia em São Gabriel da Cachoeira (AM)

ISA- https://www.socioambiental.org
Autor: Renato Martelli Soares
22 de Nov de 2016

Com a maloca Casa dos Saberes como espaço de mais um importante evento do movimento indígena da região do Rio Negro, a Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (Foirn) abriu nesta segunda-feria (21/11) os trabalhos de sua XV Assembleia Geral Eletiva. Com vinte delegados de cada uma de suas cinco regiões - divididas pelas calhas e afluentes dos rios: Içana; Uaupés; Tiquié; Baixo e Médio Rio Negro e; Alto Rio Negro - a assembleia irá discutir temas como gestão territorial, geração de renda, educação, saúde além de eleger quem serão presidente, vice-presidente, primeiro suplente, segundo suplente e terceiro suplente para o mandato de 2017-2020.

Nas assembleias regionais realizadas no primeiro semestre foram eleitos os diretores de referência, as coordenadorias regionais e os membros do conselho diretor que estarão à frente do organizado movimento indígena do Rio Negro.

A abertura contou com tradução nas três línguas co-oficiais de São Gabriel da Cachoeira - Baniwa, Nhengatu e Tukano. Lideranças indígenas tocaram flautas japurutu, além de apresentação de rituais de benzimento por pajés. A atual diretoria e coordenadores regionais reforçaram a importância de união nesta região de diferentes contextos, pluriétnica e multilíngue. Foi esta união e respeito às diferenças que fundaram a Foirn em 1987 e assim deve seguir, afirmaram as lideranças. A assembleia vai até 24/11. Para mais informações acesse o facebook da Foirn.

https://www.socioambiental.org/pt-br/blog/blog-do-rio-negro/foirn-inici…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.