VOLTAR

Fogo queima o prédio da Funai

Gazeta de Cuiabá-Cuiabá-MT
29 de Jul de 2003

Um incêndio no prédio do órgão, na capital federal, registrado na semana passada, fez com que o expediente fosse suspenso desde então. Por isso, a reportagem não conseguiu falar com técnicos do órgão a fim de saber quais as providências estão sendo tomadas.

Segundo informações de um funcionário da portaria da Funai em Brasília, o incêndio teria começado pelo térreo, onde funcionava um depósito de artefatos indígenas, com muitas penas. As labaredas do fogo chegaram a atingir o terceiro andar do prédio. Ninguém ficou ferido e as causas do incêndio ainda estão sendo investigadas.

O gerente executivo do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Mato Grosso, Hugo Werle, informou que a responsabilidade de fiscalização do Parque do Xingu é da própria Funai, mas frisou que, caso o Ibama seja convocado a atuar em conjunto com a Polícia Federal e Ministério Público, técnicos estarão aptos ao trabalho.

O indigenista da Funai, José Eduardo Costa, cita o rio Paca, no município de Querência, considerado de extrema importância para os índios, por ser altamente piscoso.

Ele disse ter orientado as lideranças a encaminhar carta relatando a questão ao Departamento de Patrimônio Indígena e Meio Ambiente da Funai, em Brasília.(AD)

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.