VOLTAR

Fogo destroi parte de Mata Atlantica

JB, Cidade, p.A21
09 de Set de 2004

Fogo destrói parte de Mata Atlântica
Área atingida é na Zona Oeste
Um incêndio no Parque Estadual da Pedra Branca, na Zona Oeste, destruiu cinco hectares de Mata Atlântica na tarde de ontem e foi controlado com o auxílio do avião do Grupamento de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros. A aeronave tem capacidade para transportar 3.800 litros de água e precisou fazer seis lançamentos na área, que é de difícil acesso por via terrestre.
De acordo com o coronel Marcos Silva, comandante das Unidades Especializadas do Corpo de Bombeiros, o tempo seco e o forte calor favorecem a ocorrência de incêndios em florestas.
- Estamos numa época de estiagem e, com as correntes de ar ascendentes, o fogo se espalha mais rápido pela vegetação - explicou Silva.
Os bombeiros acreditam que o fogo na floresta tenha começado a partir de uma queimada para limpar terreno para pasto, provocada por pessoas que moram perto dali. 0 foco foi descoberto quase por acaso, quando o avião sobrevoava a área em um vôo de instrução para bombeiros de quartéis da Baixada Fluminense.
- Conseguimos controlar o incêndio rapidamente graças à utilização do avião. Por via terrestre, só para chegar, levaríamos mais de três horas - disse o coronel Wanios de Amorim, comandante do Grupamento Aéreo, lembrando que a área atingida é de mata fechada e fica a uma altitude de 800 metros.
Segundo o coronel Marcos Silva, as secretarias de defesa civil de sete Estados da federação já decretaram estado de alerta devido à seca, mas no Rio de janeiro a situação ainda não é tão grave.

JB, 09/09/2004, p. A21

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.