VOLTAR

Fogo destrói 6,5 mil hectares de área indígena e ameaça Parque do Xingu

G1 - http://g1.globo.com/
15 de Set de 2012

Equipe de 21 brigadistas está no local para combater incêndio florestal.
Fogo se concentra na Terra Indígena Wawi, na cidade de Querência.

Um incêndio que já dura 13 dias consumiu 6,5 mil hectares de vegetação da Terra Indígena Wawi, que fica próxima ao Parque Nacional do Xingu. A área afetada está localizada na região da cidade de Querência, a 912 quilômetros de Cuiabá.

Conforme informações repassadas pelo analista ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Nicélio Silva, 21 brigadistas das cidades de Luciara e Brasnorte estão atuando para combater as chamas.

"O incêndio começou por uma queima de roça e acabou perdendo o controle e avançando nessa região do Wawi, que é praticamente grudado com o Parque Nacional do Xingu", disse ao G1.

Ainda de acordo com o Ibama, os brigadistas estão na região a pedido da Fundação Nacional do Índio (Funai), já que o fogo corre risco de avançar para o Parque do Xingu. A dificuldade no combate aos focos de incêndio, segundo Silva, está no desconhecimento dos brigadistas em relação à região. O Ibama garantiu o envio de novas equipes para o local, caso o fogo ainda não seja contido.

http://g1.globo.com/mato-grosso/noticia/2012/09/fogo-destroi-65-mil-hec…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.