VOLTAR

Fogo destrói 40 hectares de vegetação

O Globo, Rio, p. 18
09 de Set de 2008

Fogo destrói 40 hectares de vegetação
Dois incêndios, um deles criminoso, atingiram áreas de parques em 3 municípios

Uma área de 40 hectares de vegetação nativa nos municípios de Teresópolis, Nova Friburgo e Santa Maria Madalena foi devastada por dois incêndios que começaram na quinta-feira da semana passada. A situação só foi controlada com a entrada da frente fria no final da tarde de domingo, que provocou chuva em todo o estado. Segundo o presidente do Instituto Estadual de Florestas (IEF), André Ilha, cerca de metade da área atingida está situada dentro dos limites dos parques estaduais dos Três Picos e do Desengano, administrados pela instituição.
Pelo menos hoje, os bombeiros continuarão tendo a ajuda do tempo. A previsão é de sol com nuvens de manhã e pancadas de chuva à tarde e à noite.
Segundo o meteorologista André Madeira, do Climatempo, o tempo começa a melhorar amanhã, quando deve fazer sol com algumas nuvens e a temperatura deve subir. A ressaca, que atingiu a orla no fim de semana diminuiu. Ontem, o mar estava agitado, com ondas de um metro e meio.
De acordo com André Ilha, bombeiros informaram que na área do Parque do Desengano o incêndio foi criminoso, porque os focos surgiram em vários pontos.
Terreno íngreme dificulta combate às chamas
Ontem, no Três Picos, onde cerca de 30 hectares foram destruídos pelo fogo, bombeiros, funcionários do parque e voluntários continuavam trabalhando. O terreno íngreme dificultou o combate às chamas, mas a situação foi controlada graças à chuva fina e à alta umidade do ar.
O incêndio na Serra dos Marreiros, em Santa Maria Madalena, foi extinto no final de semana. O fogo atingiu uma área total de 12 hectares, da qual cerca de metade situada dentro do Parque do Desengano. O fogo, que atingiu áreas íngremes e montanhosas, colocou em risco várias espécies de vegetação rupestre, como diversos tipos de orquídeas, bromélias e velloziáceas (canelas-de-ema).

O Globo, 09/09/2008, Rio, p. 18

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.