VOLTAR

Fogo consome prédio do Museu de História Natural da UFMG

((o))eco -http://www.oeco.org.br//
Autor: Daniele Bragança
15 de Jun de 2020

Um incêndio consumiu um prédio do Museu de História Natural da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que guardava parte do acervo etnográfico, botânico, arqueológico e paleontológico da instituição. Além da área de visitação, o Museu possui três prédios onde fica a parte do acervo que não está em exposição, a chamada reserva técnica. Foi um desses prédios que pegou fogo hoje. Ainda não se sabe a dimensão da perda.

A Polícia Federal fará a perícia para entender as causas do incêndio, iniciado no início da manhã desta segunda-feira (15), por voltas das 5h30. O Corpo de Bombeiros foi acionado logo em seguida.

Três salas do prédio da reserva técnica 1 foram danificadas pelo fogo, mas parte do acervo que estava dentro dos armários pode ter se salvado. Foi o que aconteceu no Museu Nacional, no Rio de Janeiro, destruído por um incêndio em setembro de 2018. O Museu Nacional, que pertence à UFRJ, divulgou nota lamentando o ocorrido na UFMG e se colocou à disposição "para auxiliar a instituição no que for preciso nesse momento".

Ao todo, o Museu de História Natural da UFMG possui 265 mil peças e espécimes científicos preservados e vivos nas áreas de arqueologia, paleontologia, cartografia histórica, etnografia, botânica, geologia, zoologia e arte popular, além de uma extensa biblioteca.

Segundo ((o))eco apurou, na reserva técnica 1 ficava guardado o acervo de arqueologia, biologia, arte popular e paleontologia. Lá ficavam restos de esqueletos, sepultamentos de 10 mil anos, todo acervo faunístico e vegetal, e as coleções etnográficas com peças do acervo do povo Maxacali, que vive na região nordeste de Minas Gerais.

https://www.oeco.org.br/noticias/fogo-consome-predio-do-museu-de-histor…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.