VOLTAR

Fogo atinge RPPN Feliciano Miguel Abdala

Diário de Caratinga - http://www.diariodecaratinga.com.br
09 de Out de 2014

Na tarde de ontem, dois focos de incêndio foram registrados na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Feliciano Miguel Abdala. A reserva de Mata Atlântica que abriga uma espécie de macaco ameaçada de extinção, o Muriqui, fica no distrito de Santo Antônio do Manhuaçu, em Caratinga. Os focos tiveram que ser combatidos pelo Grupamento de Bombeiro Civil de Caratinga, que recebeu ajuda de diversos voluntários.

Existe a suspeita que o incêndio tenha sido provocado de forma criminosa, conforme antecipou cabo Edil Júnior, da Polícia Militar Ambiental. "Fomos acionados as 16h30 desta quarta-feira (ontem), mas o incêndio começou por volta das 15h. Viemos prontamente e estamos combatendo as chamas. Não temos informação concreta, mas há indícios que o incêndio seja criminoso. Uma pessoa que faz isso com o meio ambiente não tem amor a própria vida, pois está destruindo um patrimônio da população. Aqui é a nossa 'Floresta Amazônica' com espécies raras. É triste registrar um fato como este", comentou o policial.

O militar pediu colaboração para que a população denuncie quem foi o autor deste crime ambiental. "Temos os telefones 190 e (33) 3321.2295. Ajude-nos a identificar e encontrar este autor", convocou cabo Edil Júnior.

A bióloga Fernanda Tabacow explicou a situação. Ela estava apreensiva com o incêndio em seu local de trabalho. Fernanda tinha receio de que o fogo que estava na borda da mata se alastrasse para seu interior. "Estamos aqui para defender a Reserva e ajudar no que for necessário para controlar esse fogo. Durante os dez anos que trabalho aqui nunca me deparei com este tipo de problema. Estou nervosa, querendo saber como isso vai terminar. Espero que dê tudo certo", disse a bióloga.

Ela agradeceu ainda o empenho do pessoal que mora no entorno da Reserva. "Muitas pessoas estão ajudando. De certa forma isso nos conforta, pois reconhecem a importância dessa área para o bem estar da própria comunidade", considerou Fernanda Tacabow.

Até o final desta edição, os focos de incêndio não tinham sidos extintos e era aguardada ajuda dos bombeiros militares de Ipatinga. Também não foi mensurado o tamanho da área que já tinha sido tomada pelas chamas.

http://www.diariodecaratinga.com.br/?p=1242

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.