VOLTAR

Fogo atinge Parque Estadual da Pedra Branca

O Globo, Rio, p.24
09 de Set de 2004

Fogo atinge Parque Estadual da Pedra Branca
Dois incêndios, que foram combatidos por avião, destroem nove hectares de floresta em área de difícil acesso
Alessandro Soler e Elaine Rodrigues
Dois incêndios, provavelmente provocados por queimadas feitas por sitiantes, destruíram ontem cerca de nove hectares de Mata Atlântica do Parque Estadual da Pedra Branca, na Zona Oeste. Para combater o fogo, que se alastrou por uma área de difícil acesso, foi necessário usar um avião do Grupamento de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros.
Avião jogou 27 mil litros de água para debelar incêndio
O aviso sobre o primeiro incêndio foi dado por volta das 12h. Nesse foco, localizado na face oeste da Pedra Branca, o avião jogou 18 mil litros de água em seis viagens. 0 segundo foco, localizado na face leste (vista da Barra da Tijuca), foi detectado por tripulantes do avião. Nesse ponto foram lançados nove mil litros de água em seis viagens.
A informação sobre a causa provável dos incêndios foi dada pelo comandante das Unidades Especiais do Corpo de Bombeiros, coronel Marco Aurélio Silva. De avião, foram feitas fotos de sitiantes que cortavam a vegetação numa área próxima ao foco da face oeste.
- Não tivemos raios ontem nem alarmes contra balão. A causa devem ter sido as queimadas mesmo - afirmou o coronel.
No ano passado, entre janeiro e abril, as florestas e reservas biológicas da Zona Oeste foram atingidas por 150 incêndios, sendo que deste total cerca de 20% causados por balões.

O Globo, 09/09/2004, p. 24

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.